Em março de 2017 o Jornal do Almoço do Grupo RBS, afiliada rede Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, completou 45 anos de existência com uma edição bastante especial. Certamente, foi um marco emblemático para equipe do JA e seus colaboradores, uma vez que são quase cinco décadas levando informação para o povo gaúcho e contribuindo para a ligação e fortalecimento das relações culturais no estado.

Atualmente, Duda Melzer é chairman e presidente do Grupo RBS. A companhia também atua no cenário multimídia, além das áreas tradicionais, como o rádio, TV e mídias impressas, além de investir no setor digital por meio da empresa e-Bricks que realiza empreendimentos, sobretudo, em startups e empresários brasileiros em estágio de desenvolvimento nos ramos de e-commerce, mobile, mídia digital e tecnologia.

Duda Melzer e o protagonismo no empreendedorismo digital

O Grupo RBS foi fundado por Maurício Sirotsky Sobrinho na década de 1960, e superou desafios fundamentais para a consolidação da companhia num país que iniciava seu processo industrial e desenvolvimentista. Tudo começou na era do rádio, em meados de 1950, tratava-se de um universo tecnológico rudimentar e incipiente no país.

O advento do rádio trouxe uma nova tecnologia para o Brasil, com ele surge a televisão na sequência, estes dois elementos foram importantes para a difusão da informação juntos com os jornais impressos no Brasil, formando os pilares da mídia nacional. Assim, em 1952 Maurício associou-se à Rádio Gaúcha, e deu-se o início de uma grande história.

Em 1962 foi inaugurada a TV Gaúcha que em 1967 virou afiliada da Rede Globo de Televisão. Logo em seguida, no decorrer da década de 1970, o grupo incorporou o jornal Zero Hora e inaugurou a Rádio FM Gaúcha Zero Hora, atual Atlântica FM Porto Alegre. Assim se deu a construção de uma rede de informação por meios de vários canais regionais de comunicação.

Nelson Sirotsky assumiu a presidência do Grupo RBS em 1991. Em 2015, após mudanças na estrutura organizacional, Duda Melzer passou a acumular os cargos de presidente do Conselho de Administração e do Grupo RBS.

Duda Melzer foi responsável por expandir os horizontes do grupo RBS, consolidado como líder no segmento de mídia no sul do país. Como administrador de um grande empreendimento teve que de compreender as transformações do mundo tecnológico, e apostar nas novas mídias.

A fundação da empresa e.Bricks representou a adesão ao mundo digital e um movimento de expansão dos campos de atuação da companhia. Em setembro de 2015 Melzer foi condecorado com o Prêmio Mérito em Administração 2015 – Setor Privado num concurso realizado pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) com objetivo de homenagear gestores que são referências em administração no Estado.

No mesmo ano Duda Melzer recebeu o Prêmio Empreendedor do Ano – Building a Better Working World na categoria Family Business pelo destaque na adoção de boas práticas de gestão e por assegurar a longevidade da empresa.

Para saber mais sobre o trabalho e a trajetória desse grande profissional da comunicação, siga seus perfis nas redes sociais (Twitter, Linkedin).