Saiba como as franquias têm prosperado mesmo em tempo de crise econômica
A crise econômica chegou para todos, mas segundo especialistas algumas companhias têm conseguido driblar as dificuldades. De acordo com uma reportagem realizada pela Istoé Dinheiro, o segmento de alimentação conseguiu caminhar na contramão da crise, crescendo mesmo enquanto a economia apresentava certa inércia.
O crescimento de algumas empresas em tempos de movimentos econômicos desfavoráveis, contudo, encontra sua razão na maneira criativa de se contornar revezes do mercado. Uma das saídas utilizadas que alcançaram sucesso foi a atração cada vez maior de franqueados.
A rede Giraffas, que possui atualmente 397 unidades e consegue faturar cerca de R$ 680 milhões é um exemplo que ilustra esse novo posicionamento das companhias frente o recrutamento de franqueados. A ideia da gigante do ramo alimentício consistiu em oferecer a possibilidade de abertura de suas lojas em contêineres. Por se considerada uma estrutura de baixo custo, trata-se também de um tipo de instalação mais rápida de ser entregue, algo que atraiu um grande número de empreendedores.
Outras empresas têm mostrado comportamento semelhante ao visto em relação à rede Giraffas. Um exemplo disso é o da companhia que comercializa fast-food de diversos tipos de fondue, a Fábrica Di Chocolate. Até mesmo o segmento de perfumaria lançou mão de estruturas físicas mais simples e em conta, como no caso do O Boticário, uma vez que já dispõe de quiosques instalados em diversos locais do país.
Para Adir Ribeiro, representante da Praxis Business, uma empresa de consultoria voltada ao estudo de varejo e franchising, o auxílio do franqueador e o fortalecimento da marca são fatores que costumam fazer com que os empresários adotem este tipo de expansão.
Segundo a reportagem, especialistas em economia costumam indicar os momentos de maior recessão para se empreender justamente pelas condições oferecidas nestas ocasiões. Luiz Stockler, especialista em franquias da ABF Educação afirma que oportunidades mais atrativas costumam aparecer em situações em que o mercado não se encontra aquecido.
Um estudo realizado através de uma parceria da ABF Educação com o Sebrae revelou dados interessantes para franqueados. Segundo o levantamento, a possibilidade de que uma franquia feche as portas nos cinco anos iniciais do negócio varia entre 5% e 10%, ao contrário do que se observa em relação a um negócio aberto de forma independente, onde a incidência é de 60% a 70%.
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