Princípios da psicologia para o sucesso nas vendas
É geralmente aceito que a analítica pode dizer “o que” está acontecendo, mas não pode explicar o porquê. Muitos consideram visitas, cliques, transações usando a plataforma analítica, mas não prestam atenção suficiente ao que está por trás dessas ações e têm um impacto significativo no comportamento do usuário.
Neste artigo, você aprenderá alguns princípios psicológicos comprovados que se mostraram eficazes em vários campos e contextos.
Ancoragem / Preços – A ancoragem é uma técnica extremamente bem-sucedida em influenciar a forma como avaliamos um produto ou serviço.
Quando escolhemos produtos semelhantes com propriedades e preços diferentes, gostamos de pensar que tomamos uma decisão equilibrada razoável com base em nossas necessidades cuidadosamente pensadas. No entanto, fatores como o custo relativo de outros produtos nos influenciam.
Prova social – A prova social baseia-se no fato de que provavelmente copiaremos as ações e os padrões de comportamento de pessoas como nós em novas situações desconhecidas. Nos negócios online, isso funciona em vários casos. Usando esse princípio, você pode simplesmente aumentar a confiança do cliente em um produto ou serviço, e impulsionar a economia se eles forem populares. Você já deve ter ouvido algo assim antes: “Muitas outras pessoas usam este serviço, portanto deve ser bom”.
Escassez / tempo limitado – Sem dúvida, você está familiarizado com as variações desse método a partir de sua própria experiência de compra on-line. Um déficit significa que, se um produto estiver disponível em quantidades limitadas ou anunciado como déficit, ele ganhará um valor específico.
Isso funciona brilhantemente em combinação com o efeito de um período limitado de tempo, o que aumenta a probabilidade de o cliente executar uma ação de conversão se uma oferta ou promoção atraente for lançada por um curto período de tempo.
Medo da perda – A perda é emocionalmente duas vezes mais forte para uma pessoa do que a aquisição de qualquer coisa. Na prática, isso significa que a decisão de compra do cliente é complicada pelo fato de ele trocar seu dinheiro suado por um produto cujo valor não está totalmente claro para ele.
Por exemplo, a publicidade em supermercados geralmente parece quase totalmente focada em demonstrar um preço de compra relativamente mais baixo em comparação aos concorrentes. Isso não garante que o cliente receba a melhor oferta, mas garante que ele evitará perdas desnecessárias ou pagamentos em excesso muito maiores dos concorrentes.