Como causar uma impressão duradoura nos usuários?
Cada empresa sonha que a experiência em seu site deixa os visitantes (idealmente, clientes em potencial) com uma experiência agradável e inesquecível capaz de estimular a economia de seus negócios. Para que sua marca evoque emoções extremamente agradáveis nas pessoas, você precisa entender como a memória funciona e como esse conhecimento pode ser aplicado no design.
Como funciona a memória? A memória humana é um mecanismo bastante complexo. Vários fatores afetam exatamente o tempo e por quanto tempo lembraremos.
O processo de transferência de informações e notícias da memória de curto prazo para a memória de longo prazo é chamado de consolidação. A maior parte desse processo acontece enquanto dormimos. Durante o sono, nosso cérebro recria o mesmo padrão de atividade cerebral para fortalecer as sinapses que criamos anteriormente.
Nesta fase, é determinado onde as informações serão armazenadas no cérebro, quanto tempo durará, a quantidade de memória, etc. A maneira como as informações são salvas afeta a maneira como elas serão restauradas posteriormente (por exemplo, é melhor se preparar para o exame em uma sala semelhante à sala em que você fará esse exame).
Extrair – Finalmente, o último estágio é o acesso às informações armazenadas na memória. É mais fácil restaurar uma memória com mais frequência. Cada vez que fazemos isso, passamos pelo mesmo padrão de atividade cerebral, fortalecendo-o. As informações da memória de curto prazo são restauradas gradualmente. Por exemplo, se você for solicitado a lembrar de uma lista de 10 palavras e depois a sétima palavra nesta lista, será necessário primeiro lembrar as seis primeiras palavras.
Por outro lado, informações da memória de longo prazo são extraídas por associações. Portanto, se você esquecer por que entrou na sala e voltar ao que estava fazendo antes, provavelmente será lembrado imediatamente.
Como criar uma experiência inesquecível? Para acessar as informações armazenadas na memória de longo prazo, dois processos estão envolvidos – reconhecimento e recuperação. Reconhecimento é o estímulo atual (por exemplo, aparência, som ou cheiro), como conhecido anteriormente. A lembrança já está extraindo diretamente informações da memória de longo prazo. Esse processo, via de regra, leva mais tempo e é mais difícil que o reconhecimento, pois não há pistas diretas e todo o caminho neural deve ser restaurado.