Enem 2021 tem o menor número de inscritos em mais de uma década, aponta Inep

Segundo o que informou, no último dia 15 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve o menor número de inscrições desde o ano de 2007: apenas 4.004.764 de inscritos (número que pode ficar ainda menor caso a taxa de inscrição não seja paga pelos candidatos). Em 2007, o número de inscritos foi de 3.568.592.  

As notícias também são de que a quantidade de inscritos no Enem deste ano é 34% menor do que o registrado em 2020 — quando 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional e 5,8 milhões confirmaram a inscrição por meio do pagamento da taxa de inscrição. Contudo, vale lembrar que 50% dos candidatos confirmados no Enem do ano passado, em meio à pandemia de Covid-19, não realizaram a prova.

Para o diretor-executivo da organização Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho, esse baixo número de inscritos em 2021 aconteceu por diversos motivos, dentre eles, o fechamento das escolas durante a pandemia do coronavírus.

“Acho que é reflexo fundamentalmente de duas questões: a primeira é a perda do vínculo com a educação e com os próprios estudos em função de um ensino remoto de baixíssima efetividade e com alcance limitado”, pontuou Nogueira Filho. A segunda, “é que é reflexo da necessidade de busca de renda por parte de muitos desses jovens”, acrescentou o diretor-executivo da Todos Pela Educação.

About: eco7