PSDB é o partido que vai governar o maior número de brasileiros pelos próximos anos
Segundo as informações divulgadas pelo G1, após o encerramento do segundo turno das eleições municipais 2020 (que aconteceu no dia 29 de novembro), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) assegurou, após o resultado final do pleito deste ano, “o posto de partido que vai governar o maior número brasileiros”. As notícias são baseadas em uma análise nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Nas cidades em que os candidatos da legenda levaram a disputa, vivem 34 milhões de pessoas. Esse número inclui as vitórias conquistadas pela sigla já no primeiro turno, ocorrido em 15 de novembro”, pontuou o G1.
Vale ressaltar que, com a reeleição em segundo turno de Bruno Covas, o PSDB manteve o governo do partido em São Paulo — que, com 12,3 milhões de habitantes, é a maior e mais populosa cidade do Brasil.
Depois do Partido da Social Democracia Brasileira, aparecem nesse ranking o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que vai governar cerca de 26 milhões de pessoas; o Democratas (DEM), que vai comandar em torno de 24,4 milhões de habitantes; o Partido Social Democrático (PSD), que vai governar, pelo próximos quatro anos, pelos menos 23 milhões de pessoas; o Partido Progressista (PP), que vai governar 16,6 milhões de pessoas; e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que vai comandar 10,8 milhões de habitantes brasileiros. Os demais partidos aparecem no comando de menos de dez milhões de pessoas.
Contudo, “apesar de continuar no topo da lista, o PSDB foi o partido que mais perdeu habitantes governados desde 2016. Ao todo, 14,3 milhões de pessoas deixaram de ser governadas pela sigla. O PSB aparece em seguida, com saldo negativo de 7,4 milhões de habitantes. Quem mais ganhou foi o DEM, com saldo positivo de 13,5 milhões de habitantes”, observou, ainda, o G1. Para mais detalhes sobre o assunto, acesse g1.globo.com