Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 iniciarão em setembro na América do Sul e Europa
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) oficializou, no último dia 25 de junho, as mudanças feitas em seu calendário por conta da pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19). De acordo com as notícias da organização de futebol, as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 — que ocorrerá no Catar, País no Médio Oriente — ficaram marcadas para começar no próximo mês de setembro, mas somente nos países na América do Sul e da Europa. Antes da pandemia, o mês previsto para o início da competição nesses territórios era o já passado mês de março.
Vale salientar, entretanto, que para os países dos demais continentes, as eliminatórias vão começar com atraso. Até então, a decisão é que essas disputas por uma vaga no mundial tenham início apenas a partir de outubro.
Por sua vez, os jogos de repescagem para a Copa do Mundo — que seriam realizados em março de 2022 — foram adiadas para o mês de junho do mesmo ano. Já o sorteio dos grupos da competição de futebol que acontecerá no Catar foi remarcado para o fim de abril de 2022 — ou seja, antes da repescagem.
Em reportagem publicada no dia 25 de junho, o site GloboEsporte.com explicou que para que todas as mudanças sejam viáveis, “a Fifa estenderá algumas janelas para acolher uma maior quantidade de partidas por pausa no calendário”.
“As janelas de outubro e novembro estão mantidas para todas as confederações e serão estendidas em um dia cada na Europa, permitindo três jogos entre as seleções neste intervalo, em vez de dois. A Data Fifa de junho de 2021, por sua vez, terá sete dias a mais de duração nas Américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania. Isso permitirá a realização de quatro jogos por cada equipe, e não dois, como previa o calendário original”, esclareceu a matéria do Globo Esporte.
A Copa do Mundo de 2022 está marcada, até então, para acontecer entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro do ano.