Os tipos de conteúdo para web e seus respectivos papeis nas empresas.
Para criar um bom conteúdo é necessário que o profissional saiba se adequar ao mercado e a persona da sua empresa. Diante disso tornou-se necessário investir em mais de um tipo de formatos para postagens. Os textos, vídeos e imagens configuram os mais comuns, mas quando deve ser usado cada um?
Imagine que queira abrir um negócio voltado para o e-commerce, estruturando bem sua estratégia chegará em um ponto que será importante definir que tipo de pessoa irá acessar seu site, a parti dessa informação o uso de dados relacionados aquele perfil configura todo o resto de sua estratégia.
Você pode escolher fazer seus conteúdos em formatos de textos, atualmente o mais recomendado, sendo assim, o engajamento das pessoas será baseado na quantidade de artigos que ela lê. Além disso esse formato tem alguns benefícios, entre eles estão: maior liberdade para leitores, facilidade no ranqueamento, pois existe uma quantidade enorme de algorítimos no Google relacionado a esse tipo de conteúdo. Algumas dificuldades também valem a pena ser ressaltadas. Apesar do alto alcance que essa ferramenta proporciona não existe ainda uma boa adequação a aparelhos mobile, como os vídeos ou imagens.
Os vídeos, sendo o setor de maior crescimento nos últimos anos, está repleto de novas tecnologias, como os “Keys-Moments”, ou seja, “momentos-chaves”. Se assemelhando as palavras-chaves em um texto, esse mecanismo tem o papel de mostrar as plataformas de busca momentos certos para que as pesquisas dos usuários se liguem a eles, baseando o ranqueamento do seu site nessa proposta. Além dessas novidades, existe toda uma dinâmica no formato do conteúdo que facilita a vida de muitos empresários.
As imagens servem como uma isca, são atrativas e importantes em qualquer tipo de conteúdo. O ideal é que sempre exista a união desses três, mas caso não exista é importante saber que muitos leitores afirmam ficar mais focados e interessados em conteúdo que possuem imagens, além de ser um bom fator para ranquear nos mecanismos de busca.
Sendo assim, para os negócios digitais a verdadeira face é sempre a combinação de diversos conteúdos dependendo de quem você que chamar atenção.