Industria da carne paralisa atividades nos Estados Unidos devido ao coronavírus
De acordo com um levantamento de dados realizado pelo “Sindicato Internacional de Funcionários Comerciais e da Indústria de Alimentos” dos Estados Unidos, cerca de 5 mil funcionários concentrados na indústria de carnes e alimentos no país estão infectados com coronavírus, sendo que 13 não resistiram e entraram para as estatísticas de fatalidades do vírus, informou o sindicato em novas notícias divulgadas no dia 23 de abril deste ano.
Unidades processadoras de carnes suína e bovina encerraram suas atividades nos Estados Unidos por um período indefinido, por conta da propagação do contágio entre esses trabalhadores. Esses trabalhadores costumam trabalhar com bastante proximidade uns dos outros, o que compromete a produção de carne no país e fragiliza o setor.
Dentre as grandes fábricas processadoras de carne nos Estados Unidos, a Tyson Foods divulgou no dia 23 de abril que está paralisando suas atividades. A divulgação também informou que as atividades da Tyson Fresh Meats está interrompida temporariamente. A empresa fica concentrada no estado de Washington, e tomou essa decisão devido às medidas de isolamento social e quarentena para conter a contaminação entre os funcionários.
Uma outra preocupação é sobre a contaminação de covid-19 na produção de alimentos, no processo de manipulação das carnes nas fábricas ou de qualquer outro tipo de alimento. Ainda não existem estudos conclusivos sobre a capacidade do vírus se manter na carne após ser comprometida por um trabalhador contaminado, mas é fato que essa paralisação do setor no país está considerando esta hipótese. Por se tratar de um animal morto, o vírus não teria poder de se manifestar como em seres vivos, pois os dados são de que o covid-19 afeta somente humanos.
“Infelizmente, a paralisação significa que a oferta de carne deverá refletir como um grande problema para os produtores. Esse é um problema que afeta toda a cadeia de produção de carne, pois o produtor não tem para quem vender e não tem para onde levar os animais”, explicou Steve Stouffer, da Tyson Fresh Meats. Além da Tyson, a JBS USA e a Smithfield Foods estão paralisando suas atividades. Esse pode ser um momento propício para que as pessoas passem a optar mais por carne de origem vegetal e mudar os hábitos para algo mais saudável. Considerando que, a origem da pandemia está no consumo de carne e já é vista como uma das zoonoses mais perigosas experimentadas pela humanidade, não existe um momento mais adequado para a sociedade refletir sobre esse assunto.