Profissionais da bola: celebrações pelo mundo marcam dia do goleiro em 2020
Conhecido ao longo do tempo por diversas denominações, como arqueiro e guarda-redes, por exemplo, o goleiro tem seu dia celebrado anualmente em 26 de abril. Como já era de se esperar, a data foi relembrada por diversos veículos de comunicação. Uma das notícias publicadas pela Istoé trouxe um emblemático profissional para comemoração da ocasião: Raul Plassmann, que já atuou no time do Cruzeiro, bem como São Paulo e Flamengo.
O período de atuação de Plassmann teve início em 1963 e se findou duas décadas depois, no ano de 1983. Questionado sobre qual seria o seu desejo a todos esses profissionais, ele destacou que faz votos para que seus companheiros da antiga profissão consigam êxito em todas as suas defesas. Mesmo acreditando ser impossível defender-se de todos os gols, ele espera que ao menos os goleiros deixem passar apenas os gols inevitáveis.
O ex-goleiro acredita que uma das situações mais difíceis dentro de campo é a perda de algum título por conta da atuação do goleiro. Plassmann também estabeleceu uma comparação entre os profissionais de defesa do passado e os que estão exercendo a função na atualidade. Para ele, os goleiros de hoje têm melhor preparo físico, uma vez que se dedicam a outras atividades físicas, além do próprio futebol.
De acordo com Plassmann, o país possui um dos melhores goleiros de todos os tempos: Alisson Becker, profissional nascido na cidade gaúcha de Novo Hamburgo. Ganhador de prêmios referentes à categoria de goleiro, o jovem de 27 sempre aparece treinando, mesmo no período de isolamento social, conforme a matéria mencionada. Dessa forma, o veterano acredita que o profissional em atividade é o melhor do mundo.
Se no Brasil, considerado um dos países que mais apreciam futebol, o dia do goleiro foi comemorado, no restante do mundo não foi diferente. Na Itália, por exemplo, o jogador homenageado na data foi Gianluigi Buffon, que atua pela Juventus. Em terras brasileiras, além de Plassmann, um outro ex-goleiro foi celebrado. Dessa vez, contudo, o craque escolhido foi Manga, que defendia pelo Botafogo e atualmente possui 83 anos.
Saiba mais:
https://istoe.com.br/dia-do-goleiro-e-celebrado-por-times-de-todo-o-mundo/