Oportunidades na economia avançam diante de crise de coronavírus
Pablo Spyer, conhecido faria limer, é diretor e membro fundador da corretora Mirae Asset e fala das expectativas que o mercado brasileiro deve ter diante da crise do coronavírus. Com a alta dólar, as exportações se tornam mais atraentes. Novos negócios comerciais podem surgir e diversas oportunidades também.
O real com um valor mais baixo em relação ao dólar facilita a compra dos produtos brasileiros em um primeiro momento. O coronavírus acabou provocando uma desaceleração no ânimo do mercado. Atualmente, 60% do minério que é exportado do país, é levado para a China. Os resultados que o coronavírus está trazendo na economia vai passar e a tendência é que tudo volte para o estado normal.
No comércio exterior, existe uma necessidade para que o controle do coronavírus seja eficiente e a China consiga voltar com a sua produção. Houve um fechamento em várias fábricas da China, que começaram a voltar às suas atividades nos últimos dias, consequentemente haverá um nível de exportação mais baixo.
Quando o controle do vírus estiver mais ativo, ainda será necessário um pouco de tempo para uma recuperação, pois o transporte de navios demora para chegar até os destinos finais. Spyer vê que o Brasil possui uma forma de negociar fechada e alerta para uma abertura maior para outros países e outras oportunidades. O real desvalorizado se torna ótimo para ser competitivo no mercado internacional quando acordos de vendas de produtos são fechados.
A valorização do dólar traz boas perspectivas para a balança comercial. Investimento estrangeiro é uma estratégia para dar um salto e ver as boas notícias no cenário econômico do Brasil.
Apesar de uma avaliação baixa de crescimento, chegando a 2,17%, é possível perceber que não é somente o Brasil que está girando mais devagar. A expectativa para os próximos dias é um crescimento e uma recuperação da China que vai compensar a perda.
Depois da desaceleração, o Brasil terá um crescimento maior que o mundo espera e até mesmo os próprios brasileiros. Hoje a inflação está sob controle, o PIB conseguiu crescer mais que o dobro e agora está caminhando para receber um grau de investimento maior.