Disponibilidade vs. exclusividade: como avaliar seus serviços?
O segredo para o sucesso de uma empresa de serviços depende de como você responde à pergunta: meus serviços devem ser acessíveis ou exclusivos do ponto de vista de um cliente?
Parece que a resposta é bastante simples. Obviamente, a maioria dos proprietários de empresas deseja que seus serviços sejam percebidos como exclusivos. No entanto, é muito difícil posicionar sua empresa como fornecedora de serviços de qualidade excepcional. Isso requer muito esforço, além de uma dedicação notável.
Geralmente, a primeira “estratégia de marketing” usada pelos provedores de serviços é estabelecer os preços mais baixos em seu campo. Esta não é uma boa ideia. Posicionar-se como o provedor dos serviços e negócios mais acessíveis pode levar a alguns problemas.
Armadilhas aguardando prestadores de serviços acessíveis – Os serviços disponíveis atraem amantes de grandes ofertas, descontos e bônus. Mas eles são os clientes mais desvantajosos para você. Existem várias razões para isso:
Os amantes de benefícios precisam ser treinados. Muitas vezes eles não têm ideia do que precisam. Esses clientes não estão cientes de seus problemas, mas já procuraram uma solução. Eles esperam ajuda de um provedor de serviços nesse assunto.
2. Os amantes de benefícios não podem avaliar a utilidade de seus serviços. Clientes com orçamento suficiente não farão perguntas adicionais, como:
Eles já usaram serviços semelhantes e sabem quanto custam;
Eles já trabalharam em projetos nos quais serviços similares estavam envolvidos;
Eles entendem o valor real dos seus serviços.
Os amantes do lucro precisam “vender” a si mesmos em todas as etapas da cooperação. Agora pergunte a si mesmo: você deseja prestar serviços ou tentar vendê-los?
Os amantes do lucro consideram seus serviços como bens de consumo. Mas ninguém gostaria que sua criação fosse avaliada como um produto vendido pelo menor preço.
Como começar a posicionar seus serviços como incrivelmente alta qualidade? A primeira decisão que vem à mente é definir o preço mais alto possível por seus serviços. No entanto, a primeira pessoa que você deve convencer de que seu serviço vale o dinheiro é você mesmo.
Você deve abordar a questão dos preços com a profunda convicção de que está prestando um serviço verdadeiramente de alta qualidade. Além disso, você precisa estar preparado para recuar caso o cliente em potencial não esteja ciente de seu valor. No final, seria bom obter lucro suficiente atendendo menos clientes, não é?
Assim, seu objetivo é conseguir clientes “lucrativos” que apreciem seu trabalho e estejam dispostos a pagar por ele. Se você seguir esta regra simples, tudo o resto se encaixará.