Dean Foods, maior produtor de leite de vaca dos EUA, pede falência em 2020
Os norte-americanos passaram a consumir menos leite de vaca ao longo dos últimos anos e isso tem surtido um efeito para os produtores e na receita destas empresas. O maior deles, o Dean Foods, recentemente veio a público pedir falência devido ao declínio da procura pelo produto nos Estados Unidos. As notícias sobre o pedido de falência da maior empresa produtora de leite de vaca nos Estados Unidos foram divulgadas em jornais e revistas ligados ao assunto. De acordo com dados recentes lançados pela Dean Foods, as vendas recuaram 7% nos primeiros seis meses de 2019 e encerrou a ano com déficit de 14%.
Além do défict na venda do produto, a Dean Foods vem acumulando várias dívidas com fornecedores e resolveu entrar com um pedido oficial de proteção de seus negócios enquanto novas soluções fossem encontradas, sendo uma delas a venda da empresa para alguma incorporadora. Um dos motivos da falência da Dean Foods é o declínio acentuado na procura dos consumidores por leite de origem animal.
Em 2020, as estimativas são de que o mercado de leite vegetal deverá atingir 18 bilhões de dólares, de acordo com projeções realizadas pelo Euromonitor, uma importante plataforma internacional responsável por pesquisa de mercado realizadas diretamente com o consumidor. Os especialistas no assunto estimam que até 2021 o consumo de leite vegetal atinja 40% do mercado consumidor nos Estados Unidos. Um dos leites que mais têm sido vendido no país é o leite de aveia, que teve um crescimento de 636% no número de venda em 2018. De acordo com as pesquisas realizadas nos Estados Unidos com consumidores de diferentes idades, concluiu-se que os consumidores na faixa etária entre 18 e 34 anos são os que mais se preocupam com as consequências negativas do consumo de laticínios para a saúde. Hoje, sabe-se que o leite de origem animal pode provocar doenças no ser humano, como aterosclerose, cânceres e défices de outros nutrientes. As notícias que estão sendo divulgadas sobre o Dean Foods deixam claro que as pessoas têm prestado mais atenção a isso e cada vez mais estão se preocupando com a saúde.