Como preparar e enviar um comunicado de imprensa?
Se a mídia não chegar até você, você deve contatá-los. O comunicado à imprensa é uma maneira básica de chamar sua atenção e, se feito com habilidade, tem a chance de atrair clientes em potencial para a loja virtual e movimentar a economia. O que e como escrever e como organizar o envio para aumentar as chances de publicação?
Para o e-shop, a rede é um canal de comunicação natural; portanto, ao criar um comunicado de imprensa, é necessário levar em consideração a especificidade da Internet. Vale a pena colocar não apenas os editores de sites do setor e aqueles potencialmente interessados nos produtos oferecidos, mas também blogueiros que, embora não publiquem informações, podem se familiarizar com a loja e compartilhar impressões positivas. Como regra, o comunicado à imprensa é uma forma de promoção mais confiável do que a publicidade online, porque a autoridade editorial também fortalece a credibilidade da loja.
Tópicos de informações da imprensa – Isso varia dependendo de contarmos com a publicação na indústria ou na mídia pública, que deve ser considerada na fase de desenvolvimento do conceito.
Abrindo uma loja virtual – Uma mensagem para a mídia sobre a criação de uma loja virtual é um dos métodos mais importantes para promover um novo negócio. No envio, o critério de tempo é importante – as informações devem chegar aos destinatários o mais tardar um mês após a abertura. Este é um período aceitável para testar a funcionalidade, durante o qual você pode capturar e corrigir qualquer falha que atrapalhe o funcionamento do armazenamento. Se anunciarmos a abertura mais tarde, as informações perderão seu caráter de notícia e, portanto, atratividade para o meio.
Novos produtos na e-shop – Nesse caso, o comunicado de imprensa é justificado se muitos produtos novos se juntarem à oferta, por exemplo, de uma categoria que não estava presente até agora, ou se sua natureza for única / interessante o suficiente para ser mencionada. Mensagens desse tipo geralmente são sazonais, quando o intervalo muda devido à estação ou ocasião específica. Mudanças no funcionamento da loja – Novas formas de pagamento, entrega gratuita ou regras de compra simplificadas (por exemplo, sem registro). Se as alterações feitas na loja afetarem significativamente (e positivamente) os clientes, vale a pena informar em um comunicado à imprensa.