Guilherme Benchimol adverte que “pouco ego e pouco risco” é a chave para empreender

Durante a abertura de um dos eventos sobre investimentos de maior influência no mundo, chamado de Expert XP 2019, o fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, contou detalhes sobre a forma como encara a vida de empreendedor e a maneira como os negócios devem ser vistos. Segundo o CEO do Grupo XP, o ato de empreender deve ser levado baseado em “pouco ego e pouco risco”.

A declaração dada por Guilherme Benchimol trata-se de uma resposta à pergunta realizada através de um vídeo pelo Tio Ricco, que é um perfil anônimo criado por meio das redes sociais. Conhecido amplamente no mundo financeiro, Tio Ricco tem entre seus diversos jargões, a frase: “muito risco e pouco ego”. Contrariando o jargão popular do Tio Ricco, o fundador da XP Investimentos quis salientar a forma como define sua visão empreendedora no mundo dos negócios.

Segundo Guilherme Benchimol, o risco que o empresário corre ao longo de suas decisões é sempre calculado com base no que pode ganhar. Isso é aplicado tanto no mercado financeiro quanto no planejamento de novos projetos da empresa. O empresário ainda destacou que projetos de expansão só são colocados em prática quando há certa segurança sobre os resultados.

Além do empresário Guilherme Benchimol, o sócio-diretor Gabriel Leal da XP Investimentos também fez parte do evento. Para Gabriel Leal, o evento Expert criado pela XP é um de seus maiores exemplos como é possível começar algo pequeno e ter a oportunidade de tornar-se grande. O sócio-diretor ainda destaca que o evento que pode contar com a participação de 20 a 30 mil pessoas, só foi possível porque existiram outros eventos anteriores de menor proporção.

Guilherme Benchimol também respondeu questões relacionadas ao futuro da XP Investimentos. Quando questionado sobre a possibilidade de vender totalmente a XP para o Banco Itaú, o empresário negou completamente a possibilidade e aproveitou para mencionar que a companhia fundada por ele não será vendida. No entanto, o empresário mencionou que a XP deverá abrir seu próprio capital em breve. Sobre esse fato, o fundador da XP disse que a empresa está crescendo mundo a fora e que o capital aberto proporcionará conectar mais pessoas ao longo do mundo. Além disso, abrir o capital da empresa está aliado aos projetos de expansão para o futuro da XP Investimentos.

About: eco7