Motorista que dirigir falando ao celular na França terá habilitação suspensa
O aumento de acidentes causados pela utilização de celulares ao volante, motivou o governo da França a estudar possibilidades de endurecer as sanções que já existem no país para impedir a prática. Anteriormente, a prática de falar ao celular ao dirigir estava sujeita a multa, mas essa penalidade não parece ter diminuído os acidentes de trânsito.
De acordo com o novo anúncio feito pelo governo, agora quem for pego usando celular enquanto dirige terá além da multa a habilitação suspensa. A medida foi anunciada através de um texto oficial publicado pelo governo francês.
Antes da nova penalidade, os franceses que desrespeitavam a lei de trânsito eram punidos com uma multa que poderia chegar até R$ 3 mil. A punição também se aplicava aos pontos da carteira de habilitação, que eram computados três dos 12 pontos. Com a nova regra, quem desrespeitar a lei de trânsito terá que pagar a multa e terá sua habilitação suspensa.
Segundo as notícias divulgadas pelo governo francês, a nova regra se aplica a qualquer tipo de uso do celular, seja na viva voz ou com fones de ouvido. Mesmo com o carro parado, se o condutor estiver em uma via de trânsito com o carro ligado poderá sofrer as mesmas consequências, já que o ato é considerado infração no país. As leis de trânsito da França permitem o uso de celulares apenas se o carro estiver desligado e estacionado.
Mesmo com sanções mais rigorosas, os motoristas franceses parecem não se assustar quando perguntados sobre o uso de celular enquanto dirigem. Segundo dados levantados por um estudo recente no país, 37% dos entrevistados alegaram que usam o celular durante a condução. Considerando as diferentes faixas etárias, os entrevistados com menos de 35 anos eram os que mais alegaram a contribuir com a prática, sendo responsável por 60% das pessoas que cometem esse grande erro.
O texto divulgado pelo governo francês diz que se o motorista com o celular na mão cometer excesso de velocidade ou parar em cima de uma faixa de pedestre, por exemplo, terá sua carteira de habilitação apreendida pela polícia imediatamente.