A Amazon, gigante norte-americana em comércio eletrônico, tem adotado algumas novidades para melhor ainda mais a experiência de compra dos seus consumidores. Nas últimas semanas, a empresa informou sobre a adoção do serviço “Amazon Key”, o qual possibilitará que os entregadores entrem dentro da casa dos clientes para entregar as encomendas compradas através do site da marca quando os consumidores não estiverem em casa para recebê-las, informa o empresário Rodrigo Terpins.

É claro que para a implantação desse serviço, a segurança foi um dos pontos considerados pela Amazon. Para garantir uma entrega completamente segura, a intenção da empresa é que o processo seja gravado e transmitido ao vivo através de uma ferramenta de segurança chamada Amazon Cloud Cam. Inicialmente, o Amazon Key ficará disponível somente para os clientes Amazon Prime, com um custo de aproximadamente US$ 250 dólares, necessário para a aquisição da câmera de monitoramento e da fechadura própria desse serviço.

A tecnologia utilizada pelo Amazon Key permitirá que, no momento em que o entregador estiver na casa de um cliente, seja escaneado o código de barras da residência, e o programa comece a gravar de forma automática, enviando inclusive uma mensagem para o celular do cliente, o qual ficará encarregado de desativar o botão que tranca a porta, reporta Rodrigo Terpins.

Para evitar mal-entendidos, no caso de haver alguém dentro da casa, o entregador sempre irá bater na porta antes de iniciar o processo e entrar no local. Contudo, a Amazon recomenda que esse serviço não seja comprado pelos clientes que possuem animais domésticos circulando pela casa.

Através dessa ferramenta, que já estava sendo estudada pela empresa por vários meses, o objetivo da Amazon é fidelizar os clientes que não podem permanecer dentro de casa esperando pela entrega de suas encomendas, e que, ao mesmo tempo, não podem permitir que as encomendas fiquem do lado de fora da casa devido ao risco de serem roubadas, informa Rodrigo Terpins.

De acordo com Peter Larsen, o vice-presidente da Amazon Delivery, esse serviço é um ponto determinante para a melhora da experiência de compra dos clientes da empresa. Por enquanto, o Amazon Key só será implantado nas 37 cidades dos Estados Unidos em que a empresa já é a responsável pela entrega dos produtos vendidos pelo site, noticia o empresário Rodrigo Terpins, tendo em vista que nos outros lugares do país, a marca possui contratos de parceria com transportadoras terceirizadas.

Para o futuro próximo, a Amazon tem ainda o objetivo de integrar o Amazon Key com outros serviços que a empresa já oferece em esfera residencial. Desse modo, os assinantes do Amazon Key poderiam aproveitar o sistema desse serviço para contratar assistências como a Rover.com e a Marry Maids, que são um serviço de passeio com cachorros e um serviço para a realização de trabalhos domésticos, respectivamente.

Por outro lado, a câmera do Amazon Key também poderá ser utilizada como um aparelho de segurança para os clientes do serviço, tendo funcionalidades como a de detectas movimentos e monitorar vários pontos da casa, reporta Rodrigo Terpins.