Um novo aplicativo lançado pelo Google poderá revolucionar os pagamentos realizados com cartão de débito e crédito. Desenvolvido para dispositivos móveis com o sistema operacional Android kitkat e versões posteriores, o aplicativo é ainda mais prático do que os cartões na hora de realizar o pagamento, pois só é preciso aproximar o smartphone da maquininha de cartão e o pagamento é concluído. A nova modalidade de pagamento elimina a necessidade de estar sempre com os cartões em mãos, uma vez que os smartphones estão sempre nas mãos das pessoas.

Chamado de Android Pay, o aplicativo pode ser baixado na loja oficial do dispositivo por qualquer usuário. Após a instalação, o usuário precisará cadastrar os dados dos cartões que irá utilizar, podendo ser de débito e crédito. Aqui no Brasil, o aplicativo ainda possui algumas limitações para o cadastro, sendo a maior delas a aceitação apenas da bandeira Visa. Os cartões permitidos são: crédito e débito do Banco do Brasil; débito da Caixa; débito do Brasil Pré-Pagos; débito do Neon; e crédito do Porto Seguro.

As bandeiras MasterCard e BradesCard estarão disponíveis em breve para a ferramenta, segundo um pronunciamento realizado pelo próprio Google. No pronunciamento, o Google ainda informou que há a intenção de ampliar as opções de cartão aceitas pela ferramenta para as instituições financeiras já citadas.

A nova ferramenta funciona de uma forma mais simples que o próprio pagamento de cartão, que já é um grande avanço na forma como realizamos pagamento no mundo, pois não é preciso passar o cartão na maquininha e nem mesmo digitar senha. Tudo acontece de forma automática sob a tecnologia NFC – Near Field Technology, que é o mesmo que pagamento por aproximação.

O aplicativo possui um sistema que autoriza as compras sem nenhuma confirmação de segurança para pagamentos de até R$ 49. Os módulos de segurança poderão variar de acordo com o cartão cadastrado, no caso dos cartões do Banco do Brasil, há ainda a necessidade de digitar a senha no aplicativo para confirmar o pagamento.

Alessandro Germano, diretor de parcerias estratégicas do Google, explicou sobre os benefícios do dispositivo: “Para o consumidor, os benefícios mais óbvios hoje são a rapidez, a simplicidade, porque ele não precisa pegar o cartão, e a segurança. Com o Android Pay o número do cartão da pessoa não é utilizado. Na hora da transação é criado um número virtual e esse sim é usado. Isso diminui fraudes e clonagens”.