Saber poupar dinheiro é uma tarefa geralmente difícil para quem não está habituado a isso. Economizar dinheiro pode se tornar uma coisa complicada se a pessoa não tiver um planejamento para isso. Ou seja, ela nem irá saber por onde começar ou quais as metas a se atingir se não tiver um objetivo traçado.

Pessoas com essa dificuldade perdem a oportunidade de fazer investimentos devido ao fato de não possuírem a mentalidade voltada para poupar e investir dinheiro. As pessoas que desejam investir devem primeiramente dispor de uma mentalidade habituada e pronta para saber poupar. Muitos especialistas em economia e escritores famosos, como T. Harv Eker, autor de “Os segredos da mente milionária”, enfatizam que o fato de saber poupar é uma das disciplinas fundamentais para quem deseja tornar-se rico e bem-sucedido.

É fundamental que você tenha uma fonte de renda que cubra seus gastos mensais. O primeiro passo é começar a poupar dinheiro agora, no mínimo 10% do que recebe mensalmente. O investidor também deverá fazer cortes de gastos em seu orçamento e o dinheiro arrecadado deverá ser depositado. Esse dinheiro deverá ser depositado em uma conta poupança até que o total depositado consiga cobrir todas as suas despesas mensais durante 6 meses. Esse valor que foi poupado servirá como um fundo de emergência que só poderá ser usado em casos de emergências.

Após o investidor ter conseguido poupar um fundo de emergência que cubra 6 meses de seu orçamento familiar, isso demonstrará que esse investidor alcançou uma mentalidade poupadora eficiente. O próximo passo é começar a poupar para investir. O dinheiro do fundo de emergência deverá ficar intacto e o dinheiro para o investimento deverá ser poupado em outra conta. Esse dinheiro deverá vir de cortes em seu orçamento e 10% do que você ganha deverá ser depositado mensalmente. A metodologia é a mesma utilizada pelo fundo de emergência.

Segundo um consenso entre os especialistas em economia do mundo todo, o investidor deve fazer investimentos com o dinheiro acumulado em um fundo voltado para esses investimentos. São investimentos que irão desde a compra e venda de ações no mercado financeiro até um pequeno comércio que será montado na garagem de sua casa. Os rendimentos dos investimentos que poderão vir a curto, médio ou longo prazo, irão depender do investimento em si e de seus rendimentos. Após ter obtido lucros em seu investimento, o investidor poderá continuar poupando de forma consciente para futuros investimentos.