O Banco Bradesco é uma instituição financeira fundada por Amador Aguiar na região centro-oeste paulista, em um município chamado Marília (SP), no dia 10 de março de 1943 – com o nome “Banco Brasileiro de Descontos S.A”. Quando surgiu no mercado, tratava-se da matriz e mais seis agências – nas cidades paulistas de Garça, Getulina, Pompeia, Rancharia, Tupã e Vera Cruz.

A companhia, no entanto, sempre valorizou a relação e o contato direto com o cliente. Uma das primeiras providências dentro da instituição foi tirar os gerentes de salas fechadas e colocá-los na linha de frente do atendimento. Esta foi uma das alternativas que Amador Aguiar achou para se destacar entre os concorrentes e concretizar o objetivo de expandir a companhia.

O bom trabalho realizado pelos funcionários e pela administração do banco transformou-o em uma instituição financeira de massa e pioneira em vários campos. Com o crescimento, no dia primeiro de janeiro de 1946 a sede deixou de ser no interior do Estado de São Paulo, em Marília, e passou para a Capital do estado. O tempo e o bom trabalho, fizeram do banco regional, um banco nacional – anexando dezenas de outros bancos e instituições financeiras durante toda a sua trajetória.

Em agosto de 2015, sob o comando do atual presidente Luiz Carlos Trabuco Cappi, foi comprada a filial brasileira do HSBC – o negócio foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no começo de junho de 2016. No primeiro de julho seguinte, o Bradesco anunciou ter pago R$ 16 bilhões na conclusão da compra de 100% das operações do HSBC no Brasil.

O presidente Luiz Carlos Trabuco Cappi          

O atual presidente do Banco Bradesco assumiu o cargo em março de 2009. No entanto, já é um integrante do grupo há muitos anos. Luiz Carlos Trabuco Cappi entrou na empresa fundada por Amador Aguiar em 1969 – nessa época, o executivo estava com apenas 18 anos. Na companhia bancária, Trabuco Cappi passou por todos os escalões de hierarquia – começou como escriturário. O atual presidente também teve experiências nas áreas como previdência privada e marketing.

Em 1999, aos 47 anos de idade, Luiz Carlos Trabuco Cappi foi promovido ao cargo de vice-presidente da instituição. E, em 2003, assumiu também a posição de chefe da Bradesco Seguros – por lá, ele atuou até 2009, quando chegou à presidência do banco.

Luiz Carlos Trabuco Cappi é formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH–USP) – atualmente, a instituição atende cerca de dez mil alunos todos os anos e configura-se como a maior unidade da USP. O presidente do banco fundado por Amador Aguiar também é pós-graduado em Sócio psicologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) – pioneira no ensino e na prática das modernas ciências sociais.

Natural do município de Marília, mesma cidade de origem do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi nasceu em 6 de outubro de 1951.