Image result for banco

Um Banco Central é uma autoridade nacional independente que conduz a política monetária, regula os bancos e fornece serviços financeiros, incluindo pesquisa econômica. Os seus objetivos são estabilizar a moeda nacional, manter o desemprego baixo e prevenir a inflação.

A maioria dos bancos centrais são regidos por um conselho composto por seus bancos membros. O chefe eleito do país nomeia o diretor. O órgão legislativo nacional o aprova. Isso mantém o Banco Central alinhado com os objetivos de política a longo prazo da nação.

Ao mesmo tempo, é livre de influência política nas operações do dia a dia. O Banco Central da Inglaterra foi o primeiro a estabelecer esse modelo.

Política monetária

Os bancos centrais afetam o crescimento econômico ao controlar a liquidez no sistema financeiro. Eles têm três ferramentas de política monetária para atingir esse objetivo.

Primeiro, eles estabeleceram um requisito de reserva que diz à sua rede de bancos privados quanto dinheiro possuem. Isso controla o quanto os bancos podem emprestar.

Em segundo lugar, eles usam operações de mercado aberto para comprar e vender títulos de bancos membros. Ele muda a quantidade de caixa disponível sem alterar o requisito de reserva. Eles usaram essa ferramenta durante a crise financeira que assolou o mundo em 2008.

Em terceiro lugar, estabeleceram metas sobre as taxas de juros que cobram seus bancos membros. Isso guia taxas para empréstimos, financiamentos e títulos. Aumentar as taxas de juros diminui o crescimento, evitando a inflação. Isso é conhecido como uma política monetária de contração.

Regulamento dos bancos centrais

Os bancos centrais regulam seus membros exigindo reservas suficientes para cobrir possíveis perdas por empréstimos. Eles são responsáveis por garantir a estabilidade financeira e proteger os fundos dos depositantes.

Em 2010, o Congresso dos EUA deu mais autoridade regulatória ao Federal Reserve com reforma bancária. Aqui no Brasil, os juros são controlados pelo Banco Central e as metas fiscais previstas junto ao Ministério da Fazenda, permitem que as taxas de juros fluem em todo o país.

Os bancos centrais servem de banco para bancos privados e o governo do país. Isso significa que eles processam cheques e emprestam dinheiro aos seus membros.

Eles também armazenam moeda em suas reservas cambiais. Isso permite que eles afetem as taxas de câmbio adicionando moeda estrangeira, geralmente o dólar dos EUA ou o euro, para manter sua própria moeda em alinhamento. Isso ajuda os exportadores a manter seus preços competitivos. Os bancos centrais também controlam a inflação ao gerenciar as taxas de câmbio.