Image result for cartao de credito

Nas grandes cidades brasileiras é comum entrar em lojas, supermercados, bares, restaurantes e observar que pouquíssimas pessoas utilizam dinheiro físico para pagar as contas. As pessoas utilizam os cartões de crédito para comprar e pagar por quase tudo.

Mas, convenha-se o questionamento: com os juros altíssimos que se paga, porque ainda utilizar o cartão de crédito, sendo que o Brasil, pode ser considerado o país que possui os maiores juros para esta modalidade, no mundo. Talvez a resposta esteja na comodidade, no medo de assaltos, (coisa rotineira nas grandes cidades), na facilidade de parcelar em diversas parcelas aquele produto de consumo tanto desejado que para a maioria das pessoas seria quase impossível a aquisição com pagamento à vista.

Para se ter uma ideia sobre os juros abusivos que ocorrem no Brasil, a Associação Brasileira de Consumidores, no ano de 2016 fez uma comparação dos juros praticados no Brasil e em outros seis países, comparativo que você pode encontrar aqui. Observem a diferença absurda entre esses países e o Brasil.

Por que esses juros abusivos?

A maioria dos economistas podem oferecer respostas simples ou mais abrangentes e contundentes, porém é mais do que possível para o cidadão entender que essa exorbitância tem a ver, naturalmente com a economia do país, das políticas econômicas e financeiras, que cada vez mais assustam a todos, seja as pessoas comuns, como também o mercado financeiro, as grandes, médias e pequenas empresas. Todos estão no mesmo barco, remando contra uma maré insistente e praticamente impossível de se controlar, a não ser que o governo brasileiro tome atitudes necessárias para conter essa sangria desenfreada e aí, infelizmente temos obrigatoriamente de falar em política, pois é a política e os políticos que estão causando esse enorme prejuízo ao país e ao povo brasileiro.

Não cabe entrar no mérito dessas questões políticas, uma vez que todos sabem os motivos que levaram o Brasil ao caos em que se encontra.

Cabe sim, alertar as pessoas a ter cuidado com os gastos. É preciso economizar, pesquisar preços, não entrar no rotativo dos cartões de crédito ou utilizar o limite dos cheques especiais, oferecidos pelos bancos.

Economizar é a palavra e as ações que devem nortear todos os brasileiros.