No último dia 19 de junho o chairman e presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, também conhecido como Duda Melzer, e o presidente e conselheiro das Lojas Renner, José Galló, falaram sobre suas visões e percepções a respeito do papel e das atribuições do conselho de administração das empresas. As particularidades e os desafios da governança corporativa no Brasil conduziram a conversa, que aconteceu no painel “Uma viagem pelo mundo comportamental dos conselhos. A visão privilegiada de experientes navegadores” – durante o lançamento do livro “A caixa-preta da governança”, de Sandra Guerra. O evento foi na Livraria Cultura, em Porto Alegre e o encontro dos executivos foi organizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC).

Na ocasião, Eduardo Sirotsky Melzer falou sobre o processo de sucessão no Grupo RBS, sobre sua relação com a gestão e também com o atual Chief Executive Officer (CEO) – em português, sigla Diretor Executivo – Claudio Toigo Filho. O executivo também comentou a respeito dos aspectos que envolvem a administração de uma empresa familiar.

“Nós enxergamos muito valor na governança profissional e estruturada, como forma de organizar todos os territórios da gestão e da sociedade da empresa e suas interconexões. A boa governança é um grande aliado na perspectiva de crescimento das companhias, ajudando a buscar a sustentabilidade e garantir uma visão de longo prazo”, ressaltou Duda Melzer.

“A caixa-preta da governança”

A obra é da editora Best Business e baseia-se em uma pesquisa realizada com 102 conselheiros brasileiros – da amostra, a maioria possui mais de dez anos de experiência no papel e atua em dois ou mais colegiados, além disso, cerca de metade têm a posição de membro independente como principal atuação.

Sandra Guerra é consultora e conselheira há mais de 20 anos – ela participou da fundação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) no ano de 1995 e foi presidente do conselho da instituição por quatro anos. Segundo a especialista, a função de um conselho divide-se em três categorias: direcionar a estratégia; controlar e monitorar a empresa, atuando como supervisor da gestão de risco e como “motor” da governança corporativa; e aconselhar a gestão da companhia.

Eduardo Sirotsky Melzer

O executivo formou-se aos 26 anos em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – ele também é Mestre em Administração de Negócios e tem dois cursos executivos, feitos nos Estados Unidos.

Duda Melzer é o neto mais velho do fundador do Grupo RBS – Maurício Sirotsky Sobrinho – ele começou a carreira profissional em 2002, nos EUA, como Analista Financeiro Sênior da Delphi Corporation. Em 2004, foi Diretor-Geral da empresa de mídia não-tradicional BoxTop Media. De volta ao Brasil e depois de um longo caminho percorrido, aos 32 anos de idade Eduardo Sirotsky Melzer chegou ao negócio da família Sirotsky.

O executivo é presidente da companhia de comunicação gaúcha desde 2012. Ainda, em 2015, chegou à presidência do Conselho de Administração da empresa.

O Grupo RBS

O Grupo RBS foi fundado em 31 de agosto de 1957 por Maurício Sirotsky Sobrinho. O conglomerado de mídia trabalha com conteúdos jornalísticos, de entretenimento e de serviços tanto por meio de emissoras de rádio e de televisão, quanto por jornais e portais de internet.