Resultado de imagem para aposentadoria

Brasileiros revelam que a economia doméstica tem sido a maior vilã na hora de planejar o futuro financeiro da família, seguida do custo de vida mais alto que o país enfrenta em meio a crise. Todos esses fatores fazem com que a população brasileira se sinta mais preocupada em guardar o dinheiro, seja para investir, ou simplesmente para garantir a futura aposentadoria.

Um dos primeiros pensamentos dos brasileiros é garantir um dinheiro básico para momentos de emergência, como os gastos com saúde que são sempre imprevisíveis. Após a diminuição dos investimentos em saúde pública, os brasileiros ficaram ainda mais preocupados com esse direito tão fundamental para a população. Isso foi comprovado através de um estudo realizado pelo Global Investor Pulse, da empresa que presta gestão de investimentos, riscos e auxílio em serviços de consultoria, a BlackRock.

20% dos entrevistados no estudo, revelaram que a sua maior preocupação era manter uma quantia boa de dinheiro para garantir a aposentadoria. Outros 13% relataram que a prioridade era simplesmente economizar dinheiro. O estudo ainda revelou que dois terços dos brasileiros estão poupando dinheiro para a aposentadoria.

Segundo o estudo, cerca de 80% dos brasileiros que estão guardando dinheiro para a aposentadoria, tem contribuído mais do que o esperado para ter uma aposentadoria segura. No entanto, 26% dos entrevistados relataram que pagavam apenas o valor obrigatório de seus planos de aposentadoria, sendo que 8% desse total tem contribuído para outras formas de previdência privada.

Segundo a pesquisa, a preocupação do brasileiro em contribuir para um plano privado, é duas vezes maior do que pagar os planos corporativos. Os entrevistados que já começaram a guardar dinheiro, conseguiram economizar uma média de 13% de toda a sua renda mensal, sendo o segundo maior nível de economia de dinheiro entre populações de todo o mundo, logo atrás de Singapura.

O consultor Carlos Takahashi da BlackRock, revelou: “Embora os níveis de conhecimento e confiança estejam altos, cerca de seis em cada dez brasileiros estão preocupados em viver mais tempo do que suas economias ou em ser um fardo para sua família. Isso pode ser explicado porque há uma grande diferença entre a expectativa do rendimento anual de aposentadoria que esperam e a compreensão sobre o quanto eles precisam economizar para financiar essa renda”.

Na pesquisa, os entrevistados revelaram que a tecnologia tem sido grande aliada para tomar decisões sobre investimentos e de como poupar dinheiro. Isso tudo acontece por causa da ampliação dos mercados de investimentos, e por causa da disseminação dessas informações que tem aumentado ao longo dos anos. Hoje em dia é possível encontrar nos canais digitais diversas formas de investimento.

Além disso, esses canais possibilitam que o investidor possa acompanhar de perto todos os seus investimentos, seja em renda fixa, variável ou poupança. O auxílio da tecnologia faz com que os brasileiros se sintam mais confiantes em fazer algum investimento.

Veja também: Venezuelanos passam por grave crise econômica