Após 4 anos exercendo o cargo de ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a juíza Luciana Lóssio encerra seu mandato como integrante titular da Corte Eleitoral e recebe homenagem por sua incisiva atuação em favor de várias causas ao longo dos anos.

O término do mandato de Luciana Lóssio como ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorreu no dia 5 de maio. Os dois biênios como membro titular somados ao período em que exerceu a função como substituta, resultam em quase 6 anos de TSE.

Na manhã do dia anterior ao desligamento oficial, logo após a conclusão de sua última sessão plenária, em Brasília, cerca de 30 mulheres de diferentes cidades do país, participantes do movimento Mais Mulheres no Direito, entre outros colegas de trabalho, prestaram homenagens em reconhecimento a sua grande atuação no cargo exercido ao longo dos anos, bem como em gratidão a expressividade no incentivo a busca pelo crescimento da representatividade feminina na política brasileira.

Representando os ministros do TSE, o presidente, Gilmar Mendes, discursou palavras de agradecimento e congratulações pelo empenho de Luciana em executar seu trabalho de maneira equilibrada e agregadora, sempre incentivando o empoderamento das mulheres na área política do país.

No decorrer de seu pronunciamento, Mendes exaltou a vasta experiência no Direito Eleitoral de Luciana Lóssio e mencionou o ingresso da advogada ao TSE como um marco histórico pelo fato de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo atribuído aos juristas, recordando, ainda, a época em que a composição da Corte tornou-se, em sua maioria feminina, onde, na ocasião, atuava juntamente com as ministras Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Cármen Lúcia.

“A ministra honrou a toga e muito orgulha a advocacia brasileira”, disse a advogada Angela Baeta, em nome do Instituto Brasileiro dos Advogados de Direito Eleitoral (Ibrade), ao se referir a alegria e satisfação dos profissionais da área com relação à nomeação de Luciana como ministra.

Nicolao Dino, vice-procurador-geral eleitoral, reportou seus cumprimentos desejando sucesso em sua trajetória profissional.

Palavras de despedida de Luciana Lóssio

Em seu discurso de despedida, Luciana Lóssio agradeceu as nobres palavras ditas em sua homenagem e a dedicação dos servidores de seu gabinete. O orgulho e satisfação de ter participado da discussão sobre a sub-representação da mulher na política também foi relatado pela juíza, que não deixou de enfatizar sua esperança sobre uma mudança cultural voltado para este assunto. “É com alegria que termino esse ciclo e agradeço as generosas palavras”, declarou.

Em seus agradecimentos falou sobre a grande honra de ter feito parte da Justiça Eleitoral brasileira e prazer de ter contribuído para o aperfeiçoamento da democracia do país. Destacou que os inúmeros debates aos quais participou serviram de grande aprendizado e agradeceu harmonia existente na convivência com seus colegas. “Volto para o outro lado da tribuna com a certeza de dever cumprido”, concluiu.

Para marcar o encerramento deste ciclo, Luciana Lóssio recebeu das mãos da vice-governadora do Piauí, Margarete de Castro Coelho, uma escultura feita pelo artista plástico Giuseppe Bosica.