O departamento de Recursos Humanos desempenha diversas funções cruciais para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. Por isso, não dar a devida relevância para esse setor é um dos grandes erros dos pequenos empresários.

Montar um negócio é uma tarefa bastante complexa, pois o empreendedor precisa estar atento a inúmeros fatores que podem ser decisivos para o sucesso ou o fracasso da sua empresa. Desse modo, especialmente no caso daquelas pessoas que estão dando seus primeiros passos no mundo do empreendedorismo, é comum cometer algumas falhas. Nesse sentido, como reporta o empresário Flavio Maluf, um dos erros mais cometidos pelos pequenos empresários é não dar importância para o departamento de RH.

Na maioria dos casos, isso acontece porque o empreendedor acha que apenas grandes empresas precisam ter um departamento de Recursos Humanos. No entanto, Flavio Maluf destaca que pensar dessa maneira pode ser um grande equívoco, pois esse setor tem um papel bastante relevante dentro de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho.

Todo empreendedor, ao montar o seu negócio, tem como foco o crescimento constante. Porém, é impossível conseguir isso sem o suporte de uma boa equipe de colaboradores. Muitos empresários iniciantes escolhem seus funcionários por indicações de amigos ou convidam parentes para ocuparem alguns cargos.

Contudo, coisas desse tipo têm que ser evitadas, pois os colaboradores devem ser escolhidos de acordo com as suas qualificações e competências. Até porque, para que um negócio entre nos trilhos do crescimento, é necessário que todo o trabalho seja realizado por profissionais que tenham amplos conhecimentos sobre aquilo que estão fazendo. Ou seja, é crucial que haja uma adequação entre o perfil do profissional e as exigências da vaga que ele vai ocupar.

E é exatamente nesse ponto onde entra a importância do departamento de RH para as pequenas empresas. É esse setor que tem a responsabilidade de selecionar os colaboradores, sendo que isso deve ser realizado levando em consideração aspectos técnicos, lembra o empresário Flavio Maluf. Desse modo, quando são feitas boas escolhas, a empresa já está dando um grande passo para conseguir se fortalecer no mercado.

Por outro lado, quando aquele parente ou amigo é contratado apenas por questões que nada têm a ver com suas qualificações profissionais, a chance de o negócio fracassar é muito maior.

Outro aspecto que torna o departamento de Recursos Humanos extremamente relevante é a função que ele desempenha na preparação dos profissionais que trabalham nas empresas. Isso é feito por meio de treinamentos, participação em eventos empresariais e várias outras ações e estratégias que fazem com que o colaborador amplie seus conhecimentos e suas habilidades.

Ainda nesse sentido, o empresário Flavio Maluf noticia que o departamento de RH também tem um papel importante no engajamento dos colaboradores com a empresa. Por meio de estímulos, inclusive financeiros, prêmios (viagens, produtos, bolsas de estudo) para os melhores funcionários e, sobretudo, valorização dos profissionais, esse setor consegue fazer com que os colaboradores se engajem com os objetivos da empresa, o que eleva a qualidade dos serviços e aumenta a produtividade.

Diante de tudo o que foi destacado, Flavio Maluf conclui reportando que, de acordo com o que dizem alguns empresários de sucesso e especialistas no assunto, o pequeno empresário, antes de pensar nos lucros que pode obter, deve dar atenção para a escolha da sua equipe e a qualidade do serviço que ela realizará. Bons colaboradores desempenham suas funções com alto nível de qualidade. Logo, os serviços oferecidos também serão excepcionais, o que tem como consequência natural o aumento da lucratividade.