Foi realizado no último dia 4 de maio o Fórum Respostas Capitais. O evento, que se encontra em sua 9º edição, foi realizado pelo Zero Hora (ZH) – jornal pertencente ao Grupo RBS, conglomerado de comunicação gaúcho comandado por Eduardo Sirotsky Melzer, também conhecido como Duda Melzer. O evento teve como convidado Clóvis Tramontina, presidente da companhia que leva seu sobrenome. A jornalista Marta Sfredo ficou encarregada de conduzir o Fórum, que se tornou uma espécie de desdobramento da coluna de economia do Zero Hora.

Nesta edição, Clóvis, que preside a centenária companhia desde 1992, discutiu sobre a presença da marca Tramontina no exterior, bem como opinou acerca do atual momento conturbado em que o país está inserido – e suas perspectivas para o futuro. Segundo Tramontina, ainda existe potencial de crescimento no Brasil. Conforme pondera o empresário: “Falamos em 14 milhões de desempregados, mas, ao passarmos pelas esquinas, percebemos que há mais de 20 milhões. É uma situação complicada. Preocupa. Porém, não podemos nos entregar. Há quatro países com possibilidade futura de entrada da classe média, os verdadeiros consumidores em potencial: Índia, China, Indonésia e Brasil. São países populosos” – afirmou ao longo da entrevista.

Questões como as dificuldades encontradas pela empresa para evitar dispensas enquanto a crise avançava também foram temas presentes durante o evento. De acordo com o empresário, o corpo de funcionários é a principal parte da empresa e para mantê-lo são deve-se abrir mão de outras coisas. Segundo Clóvis “Nosso maior patrimônio são as pessoas. Uma empresa é feita de gente e não de produtos. Para não demitir, abrimos mão da margem de lucro”, revelou.

Duda Melzer mostra empolgação nas redes sociais

Presidente e chairman do Grupo RBS, Duda Melzer marcou presença no evento e também expressou sua empolgação nas redes sociais. O executivo postou fotos da entrevista com Clóvis Tramontina em suas contas no LinkedIn e Twitter. O registro foi acompanhado pelos seguintes dizeres: “Sempre bom ouvir o Clóvis Tramontina. Visão e execução! Entrevistado pela Marta Sfredo na 9ª edição do Fórum Repostas Capitais”, publicou Duda Melzer.

Sobre o Fórum Respostas Capitais

Realizado de dois em dois meses, o Fórum Respostas Capitais discute economia e negócios, sempre convidando um personagem de renome no mundo empresarial como palestrante. O evento, que ocorre desde novembro de 2015, teve a jornalista Marta Sfredo, colunista titular de economia do Jornal Zero Hora, como comandante de sua 9º edição.

Anteriormente a Clóvis Tramontina, outros grandes nomes participaram do evento promovido pelo Grupo RBS, liderado por Duda Melzer: Agnelo Seger, presidente do Grupo Herval; Alexandre Gehlen, diretor da rede InterCity; Clenir Wengenowicz, dona da rede de lojas Tok; Eduardo Logemann, presidente do grupo SLC; Harro Burmann, CEO do Estaleiro Atlântico Sul; José Galló, presidente da Lojas Renner; Ricardo Felizzola, CEO da HT Micron e presidente do conselho de administração do Grupo Parit e José Renato Hopf, fundador da 4All.

Todos os detalhes do evento podem ser encontrados no site do Jornal Zero Hora.

Atualização (28/06/2017):

Duda Melzer, pela terceira vez seguida foi indicado, ao “17 Next Generation Family Enterprise Leaders to Watch in 2017” elencado pelo Cambridge Institute for Family Enterprise,  a lista divulga quem são os líderes para ficar de olho dentro dos negócios de família.