Bem antes da chegada da páscoa, de preferencia após o carnaval, os comércios se preparavam para encantar seus clientes, deixando as prateleiras com diversos tipos de chocolates a mostra de uma forma muito mais atrativa do que costumam ficar durante todo o resto do ano, chamando assim a atenção dos fascinados por doces e principalmente das crianças que ficam apaixonadas com os inúmeros brindes que vêm acompanhados dos Ovos de Páscoa. Mas como todos os anos: Os Ovos de Páscoa estão mais caros que em 2016.

O reajuste feito pelo comércio não assusta como o do ano passado, segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os ovos estão cerca de 3% mais caros que 2016. A pesquisa ainda salienta que os ovos de até 150 gramas estão 3,7% mais caros e os ovos de 150 até 500 gramas tiveram um aumento de 2,8% enquanto os ovos acima de 500 gramas subiram 2%. As caixas de bombom também tiveram um aumento significativo de 4,4% nas caixas de 400 gramas, já as barras de chocolate e tabletes também tiveram uma elevação de 4,1% comparados ao ano de 2016.

Segundo levantamento do PROCON, os preços dos ovos de páscoa podem variar de 50% até 160% de mercado para mercado nas capitais brasileiras como Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte e São Paulo. Já dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL),afirmam que 57% dos brasileiros pretendem presentear algum familiar ou amigo na Páscoa 2017.

Mesmo com um aumento baixo, perto do ano de 2016 que variou entre 4,5% e 10%, uma boa parte dos comerciantes acreditam que não irão obter um resultado superior ao do ano passado. Em pesquisa realizada pela Abras, 39,4% dos empresários acreditam que o resultado de vendas este ano será inferior em relação a 2016, já 48,5% acreditam que a Páscoa de 2017 irá registrar o mesmo resultado que 2016.

O número de lançamentos exclusivos para o ano de 2017 foi reduzido, mas as empresas resolveram investir em seus produtos mais conhecidos e em surpreender com surpresas de brilhar os olhos dos consumidores, como os speakers com bluetooth e headphones mais potentes dos que os que vinham sendo lançado nos últimos anos como brindes dos ovos.

Mas se o valor continua salgado, as opções entre barras de chocolates e caixas de bombom podem ser uma excelente saída para quem gosta de presentear familiares e amigos ou a si mesmo nesta época do ano. Essas opções podem chegar a custar uma economia de até R$ 25 se comparados com os valores dos Ovos de Páscoa.