A Vale anunciou, na última segunda-feira (27), o nome de seu novo presidente: Fabio Schvartsman. O executivo de 63 anos atualmente presidia a produtora e exportadora de papéis Klabin e irá substituir Murilo Ferreira no comando da mineradora.

Em comunicado, a Vale esclareceu que a escolha de Fabio ocorreu mediante eleição entre os membros do Conselho de Administração, a partir de uma lista de candidatos pré-definida pela Spencer Stuart, consultoria especializada em seleção de executivos.

Com passagens pela Duratex, San Antonio Internacional e Telemar, Schvartsman permaneceu no Grupo Ultra por mais de 22 anos, onde exerceu o cargo de sócio-diretor até o ano de 2007. Após sua saída atuou como consultor de empresas e em 2011 assumiu a Klabin.

A produtora de papéis, em nota, manifestou reconhecimento pelo trabalho de Fabio ao longo dos últimos seis anos, destacando sua gestão e os resultados obtidos: “Em termos de gestão, Schvartsman sempre atuou na valorização dos profissionais e, especialmente na diretoria, fortaleceu a atuação do time de maneira integrada e orientada para resultados e alta performance”, informou a Klabin.

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Fabio foi mencionado na lista divulgada pela revista Forbes, em 2016, entre os 34 melhores executivos do país.