Uma das principais razões para as dores nos joelhos é a falta de articulação que se desenvolve no arco dos pés e nos tornozelos. Esse problema é agravado devido a maneira com que pisamos, levando-se em consideração que muitas vezes deixamos de utilizar o arco dos pés da forma como deveríamos, noticia o médico ortopedista Sergio Cortes.

Os pés funcionam como os amortecedores de todo o impacto e, a cada pisada, deixamos o peso do nosso corpo. Segundo os especialistas, a força precisa vir da base, portanto, não adianta ter os glúteos e as pernas fortalecidas caso a maneira de andar não esteja correta.

Problemas mais comuns

  1. Dores nas laterais do joelho após a prática de exercícios físicos: normalmente, essa dor é um resultado da síndrome da banda iliotibial e pode ser tratada com anti-inflamatórios, realização de alongamentos periódicos e uma liberação miofascial, reporta o ortopedista Sergio Cortes.
  2. Dores nas regiões internas do joelho: surgem principalmente como resultado de uma torção do joelho, que são causadas por pancadas nas laterais do joelho e causam inchaços no lado contrário ao do trauma, e, dependendo da gravidade, até uma ruptura do menisco.
  3. Dores na parte de trás do joelho: pode ser causada pelo cisto de Baker, um pequeno inchaço que aparece atrás do joelho e que ocasiona uma dor intensa quando a pessoa realiza agachamento ou quando flexiona o joelho, informa Sergio Cortes.
  4. Dores no joelho em dias frios: esse tipo de dor é mais comum nos idosos e, geralmente, está relacionada a existência de uma artrite na articulação do joelho, o que faz com que a dor fique mais intensa no frio e logo após acordar.
  5. Dores na região frontal do joelho: podem ser resultado de uma condromalacia patelar, provocada pela fraqueza dos músculos que ficam na região frontal da coxa, os quadríceps.

O que fazer para aliviar as dores nos joelhos?

O mais importante para aplacar as dores é procurar um médico especialista que possa identificar e tratar o problema, porém, a seguir estão algumas sugestões de como aliviar e evitar as dores nos joelhos, informa Sergio Cortes.

* Dê preferência aos sapatos que são baixos e que possuem um sistema de amortecimento macio e confortável.

* Evite ficar de pé durante longos períodos de tempo. Caso seja inevitável, sente sempre que for possível.

* Na hora de dormir, coloque um travesseiro entre os joelhos, pois essa posição proporciona conforto as articulações.

* Pratique exercícios físicos recomendados pelo médico para fortalecer os joelhos.

* Antes das atividades físicas, nunca se esqueça de se alongar e fazer aquecimentos.

* Evite correr, natação e andar de bicicleta são atividades mais recomendadas para quem sofre com dores nos joelhos, noticia Sergio Cortes.

* Quando eles estiverem inchados, levante os joelhos e utilize ataduras ou capa elástica.

* Em caso de inflamações, é recomendável aplicar gelo entre três a quatro vezes por dia.

* Pacientes que sofrem com a condição de pé chato devem utilizar palmilhas especiais ou arcos de apoio, no dia a dia e ao realizar exercícios.

 

 

Fonte: http://www.abc.med.br/p/ortopedia-e-saude/346824/dor+nos+joelhos+voce+tem+o+que+deve+ser+feito.htm