Contas para pagar, compra do supermercado, gastos imprevistos, produtos mais caros, crise econômica, esses e muitos outros fatores contribuem diretamente para que o cidadão brasileiro chegue nem mesmo ao final do mês sem nenhum centavo no bolso. Hoje em dia, o dinheiro é imprescindível para sobrevivermos, não somente pelo puro consumismo, mas também para arcar com gastos relacionados a saúde e bem-estar.

Pensando nisso, este artigo contém 5 grandes dicas para ajudar os cidadãos a ter sempre dinheiro no bolso, e ainda mais, a poupá-lo para poder usar no futuro. Então confira a seguir as 5 dicas para sobrar dinheiro.

  1. Crie metas:

Metas de curto, médio e longo prazo. Ou seja, as de curto prazo são metas a serem realizadas nos próximos dias, meses, ou no próximo ano. As metas de médio prazo serão para daqui alguns anos, coisas que demandem um pouco mais e tempo, e as de longo prazo, são as metas que temos como objetivo de vida, o desejo mais profundo a ser alcançado que demandará maior tempo para finalizar. Escreva todas elas no papel, isso é importante para manter não esquecer de seus objetivos e também para se manter motivado a realizar todos eles.

  1. Peça descontos:

Pechinchar é um dos métodos mais antigos e mais certeiros para fazer economias, dessa forma, não pense duas vezes antes de pedir aquele desconto para o vendedor. Sempre pergunte “Quanto é o desconto para mim?”, em vez de, “Este produto tem desconto?”, pois dessa forma você induz o vendedor a dar um desconto no produto.

  1. Evite o desperdício:

Mais importante do que conseguir guardar algum dinheiro é evitar desperdícios, pois não somente seu bolso irá agradecer, como também o planeta. Desperdícios são características do puro consumismo sem nenhuma necessidade, ainda mais se for de comida que pode ser doada para alguém que não tem. Porém, outro fator em relação ao desperdício é que evita-lo irá ajudar a poupar dinheiro. Compre somente o necessário, tanto para o produto em si quanto para a quantidade, dessa forma não haverá desperdícios.

  1. Pesquise antes de comprar:

Não sair comprando no primeiro lugar em que encontrou o produto, é uma dica extremamente valiosa. Além do desconto que o vendedor pode te dar, procurar um lugar mais barato também te ajudará a economizar muito dinheiro.

  1. Ganhe mais dinheiro:

Esta última dica é muito simples, porém pode dar muito trabalho. Para realizar esta dica, é preciso primeiramente fazer uma análise do que é possível fazer para aumentar a renda, sendo que quem está empregado, terá de pedir um aumento, ou ter uma renda extra. É possível também complementar a renda através da venda de qualquer coisa que esteja encalhada e que não tenha mais serventia na sua casa em diversos sites online. Existem ainda, diversas outras fontes de renda que podem ser feitas com pouco ou nenhum investimento, dependendo do que for, como criação de blog, canal no youtube, trabalhos freelancer relacionados a alguma área em que domina, escrever para plataformas online, entre outros.

Veja também como economizar dinheiro em diferentes situações.