Um momento muito aguardado pelos noivos, o tão sonhado casamento. Planejar um casamento é algo extremamente trabalhoso e cansativo, porém, sem planejamento, o evento pode se tornar uma catástrofe no orçamento familiar. Os gastos vão desde a igreja (ou outro lugar de acordo com a escolha de cada um), fotógrafo, decoração, música, até ao buffet, número de convidados, lembrancinhas, e aja dinheiro para tudo isso.

Se o dinheiro não é o suficiente para cobrir todos os gastos que você deseja para seu casamento, ou até mesmo é, mas quer ainda assim economizar, não deixe de conferir 5 dicas infalíveis para economizar no casamento.

  1. Tempo e Dinheiro: Está dica na verdade é algo em que os noivos precisam pensar. Quando pretendem casar e quanto dinheiro pretendem investir no casamento. Se os noivos forem receber ajuda de alguém da família, também é preciso perguntar para a pessoa a quantidade de dinheiro que ela poderá ajudar. Esse planejamento é necessário para ter uma base do orçamento total do evento e é imprescindível manter-se no foco para que o orçamento se mantenha até o final. Casamentos quando são planejados com bastante antecedência, são mais fáceis de arrecadar dinheiro, sendo que o oposto disso implica em maiores dificuldades com pagamentos de serviços. Então se o casal não tem tanta pressa de casar, a dica é estabelecer um prazo maior para o casamento, até ter um dinheiro que cubra as despesas.
  2. Convidados: Escolher os convidados muitas vezes não é tarefa fácil. Na maioria, há sempre mais convidados do que menos do esperado para uma lista de casamento. Convide essencialmente as pessoas mais próximas, e isso vale para os familiares que também estão próximos. Pessoas conhecidas, bem como em ambientes de trabalho, ou familiares que nunca estão presentes na vida dos noivos, não devem ser convidados. A lista de convidados é algo que pode estourar o orçamento, isso porque será contado cada convidado para poder ser contratado o buffet e outros serviços.
  3. Pesquise sem ir aos fornecedores: Antes de começar a procurar por fornecedores, é interessante colher informações de pessoas que já casaram, pois elas terão mais experiência e até mesmo dicas para dar na hora de escolher o melhor fornecedor. Outra dica em relação a fornecedores, é jamais perguntar qual produto ele indica, porque ele sempre irá indicar aquele que for mais caro.
  4. Não dê chinelos aos convidados: Esse é um costume de muitas pessoas que encarece muito o orçamento do casamento. Dar chinelos para os convidados para que eles se sintam confortáveis, é algo extremamente caro, além do que o convidado, na maioria das vezes, nem irá mais usar um chinelo que tem os nomes dos noivos ou principalmente a foto dos noivos. Então será um dinheiro jogado fora, porém se a intenção é deixar os convidados a vontade, diga para eles que se quiserem, podem levar seus chinelos para relaxar durante a festa.
  5. Não diga para o fornecedor que você está se casando: Não diga que é o noivo ou a noiva, porque o fornecedor irá usar artifícios para te convencer a comprar não somente o produto dele, como também o produto mais caro.

 

Veja também, lembrancinhas de casamento simples e baratas para fazer.