Nos últimos tempos, a definição de sucesso vem mudando. A simples palavra que antes significava prosperidade ou recompensas (principalmente financeiras), vem assumindo o conceito de prazer, felicidade. E essa felicidade não é mais o fim do caminho, e sim, o percurso. Não está mais voltado para a longa vida de trabalho e o que ela pode proporcionar, e sim, aproveitar o caminho para chegar ao destino final.

As diversas gerações e crenças têm denotado as diferenças em relação ao uso do tempo e as razões pelas quais trabalham. Cada geração desenvolveu (e ainda desenvolve) sua própria visão de vida e trabalho, de acordo com os estímulos do mundo ao seu redor.

Independente de sua idade, sempre é tempo de pensar e repensar em sua carreira, seus objetivos, suas atitudes, para fazer com que todos os pontos rumo ao sucesso façam parte do mesmo caminho. Afinal, passamos a maior parte da vida trabalhando, e por isso, não podemos fazer do nosso trabalho apenas um emprego.

A felicidade não pode ser algo apenas para as horas vagas. Devemos enxergar nosso trabalho com novas perspectivas. Afinal, amar o seu trabalho te coloca em constante movimento.

O profissional que sabe gerenciar sua carreira faz toda diferença em sua vida. É necessário autoconfiança, acima de tudo, e saber o momento certo de tomar decisões importantes. A constante mudança do mercado de trabalho tem provocado concorrência entre profissionais, e não espere que ninguém mude sua carreira para você.

É importante sempre ter um objetivo a ser alcançado. Nunca fique sem alguma meta a ser atingida, saia da sua zona de conforto, e sempre se motive a conquistar algo novo para sua vida. Conheça-se, trace metas de forma eficiente, para que não faça algo destoante à sua personalidade.

Reavaliar sempre suas metas, e verificar se as próximas são possíveis de acontecer, é também um importante passo para o sucesso. Estar 100% satisfeito com sua posição profissional atual, e manter sempre seu currículo atualizado, são ações que podem ser relevantes para a sua carreira.

Acima de tudo, o otimismo é um importante ponto para construir e manter uma carreira de sucesso e bem sucedida. Pensamentos negativos são obstáculos para atingir suas metas e objetivos, e não devemos nos acovardar diante da primeira dificuldade.

Investir na comunicação entre colegas de trabalho, ter atitudes positivas, demonstrar suas qualidades, exercer a política no ambiente de trabalho, estar um passo à frente de seu superior e demonstrar flexibilidade e ética podem fazer de simples funcionários, grandes exemplos a serem seguidos. Por isso, trabalhe, além do seu salário no início do mês, para construir vigas bem edificadas na sua vida.

Saiba como investir o seu dinheiro, fruto de sua trajetória de sucesso, no site da Exame.