Existem vários motivos para se poupar dinheiro, diante da atual crise do país, economizar se tornou uma das maneiras de se livrar das contas e até de crescer financeiramente. Poupar é acumular valores no presente para usar no futuro.

Podemos guardar dinheiro para comprar algo que queremos, ajudar no orçamento e investir em mercados onde o dinheiro irá aumentar. Muitas pessoas já passaram por uma situação parecida onde precisaram economizar ou precisão atualmente, o ideal é que isso não seja feito apenas por necessidade. Poupar dinheiro pode garantir um fundo de emergência, aposentadoria, e pode render mais dinheiro. Não existe formula mágica, mas existe uma formula simples: “Ganhar mais do que se gasta ou gastar menos do que se ganha”.

Gastar menos do que se ganha não é tarefa fácil no atual momento onde o mercado é convincente, cheio de novidades e atrativo, outro fator importante é a situação econômica do país que torna os produtos mais caros, sendo mais difícil poupar.

O primeiro passo é conhecer suas despesas e criar um orçamento familiar. Coloque em uma planilha os gastos fixos como: água, luz, supermercado e outras despesas necessárias como escola, telefone, gás e dívidas pendentes se tiver. Faça em ordem de prioridade, seja criterioso e se pergunte se realmente é importante, busque formas de tornar os gastos fixos mais baratos, como: aproveitando dias de ofertas e pesquisando preços de supermercados.

O próximo passo é definir objetivos para esse dinheiro. Você precisa comprar algo e não tem dinheiro no momento? As despesas estão mais altas que os seus ganhos? Ou você pretende investir? Definindo seus objetivos, você traça uma meta de onde quer chegar, sendo mais fácil manter a perseverança e disciplina.

Além de cortar gastos, é preciso reduzi-los. Reavalie itens como TV paga, telefone fixo ou celular, e escolha estratégias que te permita economizar, por exemplo: plano familiar para conta de celular. Prefira comer em casa, crie lista de supermercado para comprar só o que realmente precisa e corte qualquer desperdício de comida.

Fuja de cartão de crédito, crédito pessoal, empréstimos e qualquer outra forma de gastar um dinheiro que você não tem. Sempre que precisar comprar algo, prefira pagar em dinheiro e se possível peça um desconto. Discipline-se para não comprar coisas desnecessárias, compras por impulso podem estourar o orçamento.

Procure por liquidações, compre roupas de inverno no verão e roupas de verão no inverno, espere a liquidação depois do natal para comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos, fique atento a liquidações de estoque e promoções. Só tome cuidado com propagandas enganosas e certifique-se de comprar verdadeiramente o que precisa. Esta dica vale para o lazer, você pode escolher dias e horários em que o ingresso do cinema é mais barato, e escolher opções de lazer gratuitos como eventos culturais da sua cidade, passeios em lugares públicos, etc.

Tente no mínimo guardar 10% da sua renda e escolha cuidadosamente onde guardar. A poupança não tem sido um bom investimento, com rendimento abaixo da inflação, por isso analise um local confiável e que renda um bom percentual sobre o valor aplicado. Para saber onde investir seu dinheiro veja 5 opções de investimento que rendem mais do que a poupança.